Artigos, Dicas de leitura

5 livros imperdíveis para ler na quarentena

livros

Livros são bons companheiros em todos os momentos. Agora, durante a pandemia do novo coronavírus que obriga todos a ficarem em casa, eles podem ser ainda mais úteis trazendo horas de conforto e aprendizado.  

Você está lendo o quê no momento? Procura um título interessante para tornar os dias mais leves ou repletos de conhecimento? O DUE Coworking selecionou 5 livros imperdíveis para você ler neste período.

São títulos variados escolhidos pelos proprietários do DUE, os irmãos Carlos e Clarice Rufatto, e os coworkers Marcelo Falcão, CEO da startup MenosTinta, que criou um software de redução de custos na área de impressão; Bruno Benessuti, CEO do plataforma de gestão de tarefas Protarefa; e Paulo Milreu, sócio consultor da Inteligência Digital, consultoria de estratégia e marketing digital.

Confira as dicas e – caso tenha alguma sugestão – deixe seus comentários no final deste artigo.     

livros 1

Por que o Budismo Funciona – Como a psicologia evolucionista e a neurociência explicam os benefícios da meditação     

Robert Wright, 2018, Sextante.

Por que o Budismo funciona não é um livro sobre religião, de acordo com Carlos Rufatto, mas uma obra sobre como a meditação está ao alcance de todos e pode transformar vidas.

“É um livro muito gostoso de ler, o autor conta suas experiências, dificuldades e conquistas com a meditação de forma divertida, mas com forte apoio das pesquisas mais recentes em psicologia e neurologia, para comprovar os benefícios que milhões de pessoas já experimentam mundo afora e que algumas tradições orientais já conheciam há muito tempo”, avalia Carlos.

Nesses tempos de quarentena, nada mais útil do que tudo aquilo que essas técnicas podem nos proporcionar: equilíbrio, paz, discernimento, presença, capacidade de conexão e de realização”, completa.

livros 2

O Novo Código da Cultura – Vida ou morte na era exponencial    

Sandro Magaldi e José Salibi Neto, 2019, Editora Gente.

Trata-se de mais um best-seller da dupla Sandro Magaldi e José Salibi Neto, uma sequência de Gestão do Amanhã. Segundo Paulo Milreu, o livro aborda o surgimento de uma nova cultura nas empresas e como muitas das organizações que hoje são consideradas vencedoras não existirão mais na próxima década.

Transformação cultural, os 8 tipos de cultura existentes, como identificar a cultura de uma empresa e qual o papel do CEO no meio de tudo isso, são alguns dos temas trazidos pela obra que, ao final, apresenta um case internacional, da Microsoft, e um case nacional, do Magazine Luiza.

“É um livro que faz você refletir sobre seu negócio e como as empresas funcionam. Recomendo fortemente”, diz Paulo Milreu.

livros 3

O Mito do Empreendedor – A conquista do consumidor no ponto de venda  

Michael E. Gerber, 2011, Editora Fundamento. 

O Mito do Empreendedor propõe a existência de três papéis que um profissional pode ter em um negócio, técnico, gestor ou empreendedor, e como esses três perfis podem colaborar para criar uma empresa de sucesso. De acordo com Michael E. Gerber, “para ter sucesso como empreendedor não basta entender DO negócio. É preciso entender DE negócios”.

Segundo Bruno Benessuti, a obra questiona a figura do empreendedor como elemento central para o sucesso de um negócio. “O autor diz que qualquer empresa deveria funcionar sem o dono e, mesmo sem ele, deveria continuar crescendo”, afirma.

“O livro mostrar que não precisamos abandonar o que amamos para empreender, mas sim empreender a partir disso, e também como administrar bem sua empresa, através da compreensão das fases de um negócio”, completa Bruno.

livros 4

Grande Potencial – Cinco estratégias para você chegar mais longe desenvolvendo as pessoas ao seu redor

Shawn Achor, 2018, Benvirá.

Grande Potencial foi escrito com base em um trabalho realizado em mais de 50 países e defende que o sucesso e a felicidade dependem de como as pessoas se conectam e aprendem umas com as outras.

“Comecei a ler o livro antes da pandemia e estou terminando agora. Percebi que ele tem tudo a ver com o nosso momento”, afirma Clarice Rufatto. Segundo ela, o autor afirma existir um “Círculo Virtuoso” no contato entre as pessoas e que é possível influenciar e ser influenciado por relações positivas e verdadeiras. “O Grande Potencial significa o que se pode alcançar junto. Super indico”, diz Clarice.

livros 5

Blitzscaling – O caminho vertiginoso para construir negócios extremamente valiosos  

Reid Hoffman e Chris Yeh, 2019, Alta Books.

O conceito por trás de Blitzscaling é um modelo de gestão que visa o crescimento acelerado. De acordo com Marcelo Falcão, o objetivo primordial do blitzscaling é colocar o foco no lugar certo e nos problemas certos. “O ponto principal desse método de gestão é saber que em cada momento você deve se preocupar com a coisa certa”, diz.

“Eu escolhi esse livro porque trata de crescimento acelerado, os mesmos métodos utilizados pelo Airbnb e pela Netflix. Como eu tenho uma startup é o mínimo que eu teria de saber sobre as tribos que ele cita”, explica Marcelo.

Gostou da lista? Não se esqueça, mande suas sugestões de livros também!

Continue seguindo o Blog do DUE Coworking e também suas redes sociais. O DUE está no Facebook, LinkedIn e Instagram com postagens diárias sobre o mundo dos coworkings, empreendedorismo e produtividade, entre muitos outros.

Proteja-se contra o coronavírus e boa leitura!

Até a semana que vem.

Por Gustavo Cândido

Inteligência Digital – Consultoria em Estratégia e Marketing Digital

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *