Notícia

Cine e Parole retorna analisando documentário sobre Sebastião Salgado

Cine e Parole retorna analisando documentário sobre Sebastião Salgado

O Cine e Parole, criado pelo Due Coworking como ponto de encontro para entusiastas e amantes do cinema, volta amanhã, às 19h30, pela segunda vez em uma edição online, com a análise do documentário O Sal da Terra, sobre a obra do fotógrafo Sebastião Salgado.

O filme será apresentado e analisado pela artista visual, fotógrafa e produtora cultural Paula Machado.

Formada em Jornalismo pela Unesp/Bauru, com especialização em Imagem, Gestão e Cultura, Paula possui nove anos de mediação e transmissão de técnicas fotográficas, editoração, ferramentas de tratamento e manipulação e integra a equipe de produção executiva do Valongo – Festival Internacional da Imagem.

Segundo Paula, a escolha de O Sal da Terra veio depois de uma pesquisa sobre o universo estético da obra do fotógrafo brasileiro, um dos profissionais da área mais conhecidos do mundo.

“O filme é uma espécie documentário, com uma linguagem super poética, que traz um pouco da vida e da obra do Salgado. Me parece uma metalinguagem, um trabalho que fala de outros trabalho… Me interessa esse jogo de espelhos”, diz.

Documentário premiado

O Sal da Terra foi lançado em 2014 e premiado em diversos festivais de cinema importantes como Cannes e San Sebastián, além de ter sido considerado o melhor documentário do ano pela Academia das Artes e Técnicas do Cinema da França e indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

O filme é dirigido pelo alemão Win Wenders, realizador de Paris, Texas, Asas do Desejo e Buena Vista Social Club, entre outros, em parceria com o cineasta e escritor Juliano Salgado, filho do próprio Sebastião.

Assim, o documentário registra a impressão da câmera de Wenders, um admirador da obra do fotógrafo, e também traz o olhar de Juliano em busca de um resgate de sua relação afetiva com o pai.

“É um documentário que, de alguma maneira, enfeitiça muito, assim como a obra do Salgado… traz uma certa magia por trás do processo. Me interessa descortinar algumas das suas relações e mostrar como as imagens se articulam”, afirma Paula Machado.

Cine e Parole é aberto, mas veja o filme antes  

Para participar do Cine e Parole não é preciso inscrição. Basta acessar o link: bit.ly/cineeparoleosaldaterra dia 08/10 às 19h30. Após a apresentação de Paula Machado, os participantes poderão trocar ideias sobre a obra e suas percepções ao assisti-la.

“O Cine e Parole é um espaço para quem ama cinema trocar experiências e reflexões sobre grandes obras”, afirma a professora Liene Saddi, doutora em Artes Visuais pela Unicamp e uma das curadoras do evento.   

Como sempre acontece no Cine e Parole, o filme não será exibido na íntegra, por isso sugere-se que seja assistido antes. Para isso, acesse: https://vimeo.com/355426437

Para mais informações sobre o Due Coworking e o Cine e Parole ligue ou mande uma mensagem para: (14) 99192-3554.

* * *

Gustavo Candido | Conten Conteúdo e Comunicação Digital

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *