Artigos

Anywhere office: conheça o conceito de trabalhar de qualquer lugar

Anywhere office: conheça o conceito de trabalhar de qualquer lugar

Trabalhar de qualquer lugar. Essa é ideia por trás da expressão anywhere office (literalmente, escritório em qualquer lugar), cada dia mais em evidência quando se fala sobre novos modelos de trabalho impulsionados pela pandemia de Covid-19.

A ideia já existia. Desde que a internet permitiu conexões de qualidade, há alguns anos, profissionais de diferentes áreas começaram a adotar o modelo. Em um primeiro momento, foram os autônomos e freelancers que perceberam que a tecnologia havia trazido um potencial libertador que não havia antes.

Atualmente, o conceito não se restringe a algumas carreiras. A pandemia obrigou várias empresas a mudarem seus formatos de trabalho. De acordo com a Agência Brasil, cerca de 7,3 milhões de pessoas estão trabalhando em regime de home office no país atualmente, por exemplo.

Mas trabalhar em casa é apenas uma possibilidade quando o mundo todo está à disposição. Hoje é possível realizar entregas profissionais com qualidade sem estar em um endereço fixo.

Anywhere office é uma tendência para os próximos anos

Segundo uma pesquisa recente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 80% dos gestores das empresas brasileiras aprovam o trabalho remoto.

O dado indica que, mesmo após o fim da pandemia, muitas empresas continuarão a manter o teletrabalho, com colaboradores trabalhando em casa ou em coworkings. Não existe nada que impeça esse movimento de acontecer.

A operação é mais barata para a organização e os resultados das entregas dos colaboradores podem ser iguais ou melhores do que eram no modelo tradicional. Parte pelo fato de que a produtividade tende a ser maior quando o funcionário se sente seguro e confortável em seu local de trabalho.

Estimulados pelas próprias empresas, cada vez mais profissionais devem fazer a opção por trabalhar onde desejam: em casa, em um coworking, ou até mesmo em um lugar público, como um café, prática já comum nos Estados Unidos e na Europa antes da pandemia.

O que você precisa para adotar o anywhere office?

Para as organizações, a adoção de um modelo de trabalho flexível que libera seus funcionários para trabalharem de qualquer lugar passa pela implantação de novas rotinas e ferramentas de permitam a gestão remota. A chave é entender que o que importa não é controlar horários de entrada e saída, mas sim as entregas e fazer isso não requer presença física, apenas processos de feedback organizados. 

Muitas empresas já estão caminhando neste sentido, como é o caso do Banco do Brasil, entre outras, que decidiu reduzir a quantidade dos seus escritórios e não pretende retomá-los.

Para quem já está em home office ou tem a liberdade para mudar de local de trabalho é uma questão de escolha. Trabalhar em casa não funciona para todo mundo porque o ambiente doméstico é – normalmente – repleto de distrações e também tentações, como a TV, a cozinha e, muitas vezes, até a cama.

Algumas pessoas adotam regras rígidas para conseguirem se manter concentradas durante o trabalho remoto, outras têm mais dificuldade. Pensar no conceito de anywhere office é uma saída.

Quem trabalha remotamente basicamente precisa de um computador, um smartphone e conexão com a internet. Ou seja, é um profissional livre para exercer a sua função de qualquer lugar desde que possua esses itens.

Os coworkings acabam sendo opções imediatas para quem está nessa situação. Além de seguros, os espaços compartilhados possuem toda a infraestrutura necessária para o desempenho das atividades da profissão.

As vantagens do anywhere office

Para as empresas, permitir que seus funcionários trabalhem de qualquer lugar é vantajoso porque a organização deixa de ter os custos que uma estrutura física exige.

Para quem opta pelo anywhere office a grande vantagem é a tranquilidade de fazer os próprios horários e – obviamente – decidir de onde quer trabalhar. Isso transforma a profissão em algo mais agradável e impacta diretamente na produtividade.

Além disso, a flexibilidade do modelo garante a entrega mesmo que seja preciso fazer uma viagem, por exemplo. Se a sua função permite pensar no anywhere office, aproveite. O mundo está se moldando para esse modelo rapidamente.

* * *

Gustavo Candido | Conten Conteúdo e Comunicação Digital

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *