Artigos, Produtividade

Como manter o foco total no trabalho?

Foco no trabalho

Manter o foco no trabalho é um grande desafio para profissionais de todos os segmentos. Hoje, com a necessidade do trabalho remoto por causa da pandemia do novo coronavírus esse desafio se tornou ainda maior.

Algumas pessoas têm facilidade para desempenhar suas funções em qualquer situação, conseguem trabalhar em ambientes movimentados ou com muitas distrações.

Muitas viajam pelo mundo e a cada dia estão em um lugar diferente sem que isso afete a entrega de resultado.    

Outras, por sua vez, se perdem facilmente quando há alguma distração no local de trabalho ou mesmo – e talvez até com mais frequência – na própria internet com sua infindável fonte de informação e entretenimento.

Então, como manter o foco no trabalho e não ter sua produtividade afetada não só hoje, mas também no futuro?

Acompanhe as dicas.

Tenha uma lista de atividades definida e com prioridades

O primeiro passo é sempre ter em mente o que precisa ser feito na semana e no dia. Isso significa listar e determinar quais são as prioridades – ou seja, as coisas que não podem deixar de ser feitas.

Não caia na armadilha de acreditar que é possível fazer tudo ao mesmo tempo, nem que existem duas prioridades. Seguir esse caminho é certeza de estresse e de trabalhos com qualidade inferior ou não entregues.  

Use um caderno, post-its ou uma agenda eletrônica, mas liste o que precisa ser feito e siga essa lista como se fosse a coisa mais importante da sua vida.

Leia e-mails e cheque as redes sociais em horários marcados   

Tendo checado primeiro a sua lista e ciente das prioridades do dia, siga então para e-mails e redes sociais. Gaste um tempo determinado com isso (em 30 minutos é possível ver e responder tudo, com certeza) e só volte a checar esses canais, pelo menos, uma hora depois.

Essas novas conferidas ao longo do dia devem ser curtas e meramente para checar se há algo importante nas caixas de entrada. Reserve um horário no final da manhã para interações nas redes sociais. E-mails, só responda os mais urgentes.

É claro que essas recomendações não valem para quem efetivamente trabalha com redes sociais (incluindo aplicativos de mensagens com o WhatsApp) ou e-mail. Nesse caso o uso é necessário.

O importante é se livrar do péssimo hábito (na verdade uma fuga da realidade) que é checar a cada 5 minutos se existe uma mensagem nova na caixa de entrada ou na notificação do seu perfil. A não ser que você trabalhe salvando vidas, nada é tão urgente que não possa esperar um pouco. Além do mais, se for algo realmente urgente, o telefone toca!  

Fuja de distrações naturais do ambiente e da procrastinação

Evite montar sua “estação de trabalho” em um local onde você sabe que passa muita gente, há barulho demais ou – se estiver na sua casa – crianças ou animais de estimação podem aparecer de repente.

É importante também se programar e levar de uma só vez água, café ou algo para comer para evitar ficar levantando para ir até a copa. Muitas vezes esse hábito mascara o desejo de não fazer o que é necessário.

Finalmente, é preciso evitar o desejo de procrastinar. Ou seja, adiar o que você está fazendo no momento, geralmente para se ocupar de algo desnecessário, mas que você começa a fazer como se fosse a última coisa da sua vida, só para fugir do trabalho.  

Use o Pomodoro para manter o foco no trabalho

O Pomodoro é uma técnica para melhorar a produtividade baseada na divisão do tempo em ciclos de atividades nos quais o foco deve ser total.

Para usá-la basta saber a sequência e ter um relógio ou timer para cronometrar. Aqui no blog do Due há um artigo sobre o Pomodoro. Confira depois!

Use ferramentas que melhoram a produtividade  

Usar programas, aplicativos e até possuir um bom equipamento (seja ele um notebook ou mesmo um smartphone) ajuda a evitar perda de tempo com algumas tarefas básicas e aumentam sua produtividade.

O simples uso de algumas das funções gratuitas disponibilizadas pelo Google (agenda, editor de texto, bloco de anotações, álbum de fotos, etc.) pode ajudar muito o desempenho de qualquer um. Mas caso precise de mais soluções, existem inúmeras ferramentas disponíveis da internet.

Se quiser dicas mais específicas, deixe sua pergunta no final deste texto ou nos comentários do post. Sugestões também. Fique à vontade para pedir temas e opinar sobre o conteúdo do Due.   

*  *  *

Siga o blog do Due Coworking e também seus perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Proteja-se e foco no trabalho!

Até a próxima semana!

Por Gustavo Cândido | Inteligência Digital – Consultoria em Estratégia e Marketing Digital

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *