As redes sociais estão em alta! A quarentena imposta pelas autoridades para conter o avanço do coronavírus obrigou profissionais do mundo todo a trabalharem em casa ou em coworkings como o DUE, que segue aberto, seguindo as leis municipais e com todos os cuidados de higiene redobrados.
O resultado disso tem sido o aumento do volume de reuniões de trabalho online e do uso da internet de modo geral, em especial das redes sociais.
De acordo com um estudo da consultoria Kantar realizado com mais de 25 mil pessoas em 30 países, entre os dias 14 e 24 de março, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram tiveram aumento de uso de mais de 40%. De um modo geral, o engajamento nas redes sociais cresceu 61%, aponta a pesquisa, enquanto a navegação na internet aumentou 70%.
O Brasil possui 140 milhões de usuários de redes sociais, segundo a edição 2020 do levantamento We Are Social, no Hootsuite. Ou seja, neste momento existem milhões de pessoas online e – com certeza – alguns milhares precisam da solução que você oferece.
Como atingir esse público?
A solução não é sair desesperadamente postando qualquer coisa e – principalmente – não é insistir na venda com um milhão de postagens que dizem “compre”, “compre”, “compre”.
As pessoas estão nas redes sociais, mas não é para comprar. Elas querem se informar, se divertir e trocar ideias com amigos. Ter o seu interesse voltado para uma compra é a consequência do processo de navegação.
Antes de postar ou mesmo de criar algum novo perfil em um canal, é preciso analisar seu status atual.
Faça um balanço da sua situação
Para começar é preciso analisar que armas você dispõe para essa guerra. Responda as seguintes perguntas:
- Seus perfis atuais estão atualizados?
- Você já faz postagens regulares durante a semana?
- Seus conteúdos são originais ou replicados de outra fonte? Eles estão de acordo com o canal que você utiliza?
- Você interage com seus seguidores e responde àqueles que estão engajados?
- Você sente que precisa estar em uma rede social nova?
Note que as questões estão em uma ordem lógica de ações.
Se seus perfis não estão atualizados, você precisa fazer isso antes de qualquer coisa. O que é atualizar? É verificar se todas as informações (foto, nome, logo, endereço, telefone e pontos de contato) estão corretas e são as melhores para o seu negócio.
Em seguida vêm as postagens. Você posta com uma frequência boa, que as pessoas veem ou faz um post por mês e, no intervalo entre um e outro, esquece e é esquecido pelo seu público?
Ter um perfil na rede social é um compromisso com quem está do outro lado esperando você se manifestar. Seus conteúdos postados são bons? Geram interações e manifestações dos seus seguidores? O conteúdo que você posta deve fazer sentido com o seu negócio e com o interesse do seu público. Deve ser útil, informativo ou divertido na medida certa.
Se você só posta ofertas e quer vender o tempo todo, considere reduzir a quantidade de postagens desse tipo e equilibrá-las com conteúdo mais atraente. Uma pessoa pode até ver o seu post e comprar (ou contratar) algo seu uma vez, mas ela não vai fazer isso toda semana. É preciso cuidado para não gerar incômodo. Quando isso acontece as pessoas fogem do perfil.
Cada canal tem uma característica
O conteúdo que você posta é adequado para a rede que usa? O Instagram, por exemplo, é um canal altamente visual. Suas imagens precisam ser bonitas e atraentes. O texto da legenda está em segundo plano. Então se usa o Instagram, pense visualmente! A atenção do internauta precisa ser capturada em poucos segundos, lembre-se disso!
O Facebook aceita bem imagens, textos e vídeos. Mas se o seu principal conteúdo for vídeo, você precisa investir no YouTube e no IGTV. Por que isso tudo é importante?
Porque quem está no YouTube espera bons vídeos; quem está no Instagram, espera imagens bonitas ou Stories atrativos; quem está no Facebook espera links que o levem para algo interessante, e assim por diante. Uma expectativa frustrada pode significar um seguidor – e um cliente em potencial – a menos.
Isso vale para o WhatsApp também. Poste apenas o que for útil e evite ficar mandando ofertas de venda, principalmente para quem não mostrou interesse. Caso contrário você pode levar um bloqueio.
Na sequência vem a interação. Não basta postar. É preciso interagir com quem curte, comenta e compartilha suas postagens. Isso mostra que você acompanha suas redes e também que se relaciona nesses canais.
Caso acredite que precisa estar presente em um outro canal, considere se terá realmente a capacidade de alimentar essa nova rede. É possível adaptar ou aproveitar conteúdo, desde que faça sentido.
Divulgue seu negócio nas redes sociais
Agora que você sabe o que deve fazer para começar, é hora de analisar seu cliente em potencial – sua buyer persona – aquela pessoa que pode precisar da solução que você oferece. Você, provavelmente, sabe quem ela é, onde se encontra e como deve ser abordada.
Pense seu conteúdo para essa persona e deixe claro que, apesar da situação inédita de isolamento na qual nos encontramos, você continua na ativa e a postos para atendê-la. Parece óbvio, não? Mas isso precisa ficar claro porque, com tantas atribulações e preocupações é comum que as pessoas se perguntem quem está trabalhando normalmente, quem não está, etc.
Posicione-se diante da crise e mostre que está ao lado do seu cliente!
Foque seu conteúdo em ajudar e certifique-se que as pessoas que se interessarem pelo o que você posta tenham pelo menos uma forma de contato:
- Um link;
- Um chat;
- Um e-mail ou;
- Um número de WhatsApp.
O que você posta nas redes sociais é um “convite” para quem está navegando conhecer melhor seu trabalho e se relacionar com você. Não esqueça disso!
O que achou desse artigo? Deixe sua opinião no final e envie sugestões se desejar. Esse assunto é importante e podemos falar mais sobre ele em artigos futuros!
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Proteja-se e foco no trabalho! Até a próxima semana!
Por Gustavo Cândido | Inteligência Digital – Consultoria em Estratégia e Marketing Digital