Artigos, Produtividade

Pomodoro: aumente sua produtividade com essa técnica!

Pomodoro

Pomodoro, você já ouviu falar? Não o molho de tomate, obviamente, a ferramenta de trabalho. O Pomodoro é um método de gerenciamento do tempo dos mais eficazes para quem precisa manter o foco e aumentar a produtividade.

Em tempos de quarentena por causa do coronavírus e a necessidade de trabalhar em casa, onde as distrações podem atrapalhar, nada mais útil.

A seguir, entenda a lógica do Pomodoro e saiba como você pode utilizá-lo para que seu trabalho renda mais onde quer que esteja.

A origem do Pomodoro

O Pomodoro foi criado em 1987 pelo consultor italiano Francesco Cirillo que, ainda na faculdade, enfrentava o problema de conseguir se concentrar nos estudos.

Usando um timer de cozinha no formato de tomate – em italiano, pomodoro – ele começou a dividir suas atividades em blocos de tempo nos quais o foco era total, intercalando-os com momentos de pausa para descanso. Deste modo conseguia períodos de alta produtividade mantendo o cansaço sob controle.

A fórmula deu tão certo que se tornou o feito que o deixou famoso. Cirillo descreveu sua descoberta e a divulgou on-line, mudando a rotina de estudantes e profissionais no mundo todo. Posteriormente, seu conhecimento se transformou no livro “A Técnica Pomodoro” (Sextante), um best-seller instantâneo.   

Mas o que pode ser tão complicado em usar um timer assim a ponto de exigir um livro, você pode estar se perguntando. Na realidade, a prática é bem simples, como veremos a seguir.

O ponto é que, ao usar o Pomodoro você começa a entender a origem das suas distrações e como elas levam à procrastinação que atrapalha o trabalho. Neste sentido, a técnica pode ser uma ferramenta para mudar padrões de comportamento em outros setores da vida.

O livro propõe o uso de uma série de planilhas para controle de atividades, mas no dia a dia talvez você não precise delas. Acompanhe.

Como usar o Pomodoro no dia a dia

Para colocar o Pomodoro em prática você precisa de um relógio com cronômetro ou um timer (não precisa ser um igual ao do criador da técnica) e um lugar para anotar coisas que vai precisar fazer quando não estiver focando no trabalho.

A dinâmica é a seguinte:

Cada período de 30 minutos é um Pomodoro. Este tempo deve ser dividido em duas partes:

  • 25 minutos de trabalho ininterruptos;
  • 5 minutos para outras atividades.

Coloque o timer para tocar após 25 minutos e dispare. Nesse período você deve fazer apenas aquilo que é importante, sem parar para conversas, cafezinho, banheiro e – principalmente – redes sociais e navegação na web.

Quando o timer tocar você deve parar por 5 minutos o que está fazendo e resolver essas questões. Ao final desse tempo começa um novo Pomodoro com o ciclo de 25/5 minutos.

Após 4 pomodoros completos, ou seja, duas horas, o seu intervalo pode ser maior, de 15 a 30 minutos.  

Dessa forma, a cada uma hora você tem 50 minutos reais de trabalho e 10 minutos para outras atividades. Caso esteja focado e, por exemplo, surja uma ideia, uma ligação telefônica que vá responder depois ou se lembre de algo para fazer durante os 5 minutos, faça uma anotação. O importante é você não parar o seu trabalho mais do que alguns segundos.  

Aplicativos específicos podem ajudar

Existem vários aplicativos disponíveis para Android e IOS, criados a partir da lógica do Pomodoro, que já têm a programação de tempo e intervalos certos. É só apertar o play e focar.

Alguns exemplos são:

  • Focus Keeper – Time manager;
  • Be Focused – Focus timer;
  • Focus Timer – Tempo e tarefas;
  • Tick Pomodoro;
  • Pomodoro Focus Timer.   

Todos entregam basicamente o mesmo serviço. Então escolha o que mais lhe agradar e experimente!

O uso do Pomodoro realmente aumenta a produtividade e mantém a concentração no que precisa ser feito. Simultâneamente, a administração do tempo também ajuda a manter a ansiedade sob controle e traz uma ótima sensação de realização porque: efetivamente o trabalho sai.

Experimente colocar o Pomodoro em prática e comente no final deste artigo. Deste modo sua opinião ajuda outras pessoas a avaliarem a técnica.  

Continue seguindo os posts semanais do Blog do DUE Coworking e também suas redes sociais. O DUE está no Facebook, LinkedIn e Instagram com postagens diárias sobre o mundo dos coworkings, empreendedorismo e produtividade, entre muitos outros.

Proteja-se e, acima de tudo, foco no trabalho! É importante continuar produzindo e se preparando para que tudo esteja em dia quando a rotina voltar ao normal após a quarentena!

Até a semana que vem!

Por Gustavo Cândido | Inteligência Digital – Consultoria em Estratégia e Marketing Digital

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *