Artigos

Trabalho X Qualidade de Vida

qualidade de vida

Por Isabela Landim

Conciliar qualidade de vida e trabalho parece ser o grande desafio da atualidade pois o dia parece curto demais para a extensa lista de afazeres que tornam a relação trabalho/vida saudável. Ainda, o sucesso no mercado de trabalho parece cada vez mais alinhado com o desprezo em relação a vida particular.

 Para começar a pensar em maneiras de alinhar trabalho com qualidade de vida, primeiro devemos entender seu conceito. Segundo a OMS ( Organização Mundial da Saúde) qualidade de vida é a “ percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Tal definição pressupõe o bem estar físico, espiritual, mental, psicológico e emocional. Além de relacionamentos sociais, com família e amigos. Também envolve saúde, educação, habitação e outras circunstâncias da vida.

Basicamente, está na hora de você se perguntar se o seu modo de vida atual faz com que você se sinta realizado em todos os âmbitos da sua existência. Se a resposta é não, confira nossas dicas.

Organize seu tempo listando as prioridades

Infelizmente o dia não tem horas suficientes para fazermos tudo o que o nosso coração mandar. E por isso, liste suas demandas e as enumere por prioridade. Com tudo anotado você vai parar de perder tempo pensando no que você tem que fazer e usar esse tempo de fato fazendo.

Evite levar trabalho para casa

Se você não faz home office essa dica é valiosa. Organize sua agenda para tornar sua casa um ambiente work free. Um espaço de dedicação as coisas que são importantes para você ajuda na hora de aliviar o estresse.

Pratique atividades físicas

Principalmente para quem trabalha sentado, é importante tirar um tempo do seu dia para mexer o esqueleto. Lembre-se de que o corpo humano é biologicamente programado para estar em movimento. Praticar atividades físicas é sempre bom para a manutenção da saúde do seu corpo. Aliás, te ajuda a se manter em forma e ainda libera serotonina, te ajudando a se manter mais disposto.

Não esqueça das suas necessidades durante o trabalho

 Ninguém é 100% eficiente em todas as horas do expediente, por isso, quando se sentir cansado e com dificuldade em focar, faça pequenas pausas, seja para comer uma fruta, seja para tomar um café. Essas pausas, na verdade, ajudam a tornar o fluxo de trabalho mais eficiente, pois com esses pequenos descansos você recupera energia para voltar ao trabalho.

Não abra mão da sua folga

Não é por que você não está presente que a sua empresa ou a empresa em que você trabalha vai desmoronar. Se planejar para tirar férias anuais é fundamental para a manutenção da sua saúde mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *